Ad Code

Responsive Advertisement

Manchineri retoma luta pela presidĂȘncia da Funai

|O Ă­ndio SebastiĂŁo Haji Manchinery, luta pela presidĂȘncia da Funai.
O indĂ­gena SebastiĂŁo Haji Manchinery disse na semana passada, a forma de como seu nome foi indicado para a presidĂȘncia da Fundação Nacional do Índio (Funai). Ele vem trabalhando para que sua luta seja para que um Ă­ndio possa pela primeira vez na histĂłria, dirigir a Funai.
“No mĂȘs de junho, quando houve a mudança de governo, a presidĂȘncia da Funai tambĂ©m ficou sem o presidente que era ligado ao governo de Dilma Roussef. Neste perĂ­odo estava sendo discutido com os lĂ­deres indĂ­genas locais para termos um indĂ­gena como Coordenador Distrital de SaĂșde IndĂ­gena do Distrito SanitĂĄrio Especial IndĂ­gena Alto Rio Purus”, revelou.
Nesse meio tempo, ouve uma conversa com o deputado federal Flaviano Melo, onde ele apoiaria a indicação para a presidĂȘncia da Funai e o movimento indĂ­gena aceitaria a nomeação de SĂ©rgio Ricardo Oliveira para o Distrito de SaĂșde IndĂ­gena. 
Ao retornar a Brasilia o deputado federal Flaviano Mello, fez a indicação do nome de Sabå ao Ministro da Casa Civil, Gedel Vieira Lima, com o respaldo da deputada federal Jéssica Sales e dos senadores Petecão e Gladson Cameli.
“AĂ­ ficamos na espera e eu fui para a Aldeia. Ao retornar descobri que a documentação estava parada e que a documentação sequer havia chegado Ă  as mĂŁos do ministro da Casa Civil. Ai teve inicio o movimento com as comunidades indĂ­genas da AmazĂŽnia [Coiab] e de todo o paĂ­s. ApĂłs uma reuniĂŁo no fĂłrum de presidentes dos Conselho Distrital de SaĂșde IndĂ­gena [Condise] foi ampliado o trabalho de indicação”, revelou SebastiĂŁo Haji Manchineri.
Saba Manchinery, no interior do estado acreano, atendendo a 
comunidade indĂ­gena.

Após a reunião com os povos indígenas e a ideia ter espalhado por todo o Brasil, a negociação com os parlamentares foi reiniciada e dessa vez, com o apoio dos deputados federais Alan Rick e Major Rocha, tendo este encaminhado um documento para a Casa Civil.
“EntĂŁo foi nos revelados que na distribuição de cargos, o Partido Social CristĂŁo tinha ficado com a presidĂȘncia da Funai. Por esse motivo o movimento indĂ­gena se manifestou, a indicação de outra pessoa para presidĂȘncia da Funai. As lideranças indĂ­genas se dirigiram a BrasĂ­lia e mostraram que a indicação do movimento era para mim, SabĂĄ. O movimento fez com que o nome voltasse a crescer”, apontou.
O indĂ­gena comentou que hĂĄ duas semanas houve a movimentação sobre a saĂșde indĂ­gena e as comunidades indĂ­genas reforçaram o nome de Saba para o cargo de presidente da Funai.
“Hoje, por ser uma nomeação requerida pelos povos indĂ­genas, jĂĄ nĂŁo Ă© possĂ­vel permitir que a escolha seja partidĂĄria, mas que parta da indicação das comunidades indĂ­genas. Hoje estamos conscientes e queremos escolher quem vai ser o gestor do nosso destino”, comentou.
SabĂĄ disse ser sabedor do momento financeiro vivido pelo paĂ­s, mas  disse que a vontade das comunidades indĂ­genas Ă© de gerir o prĂłprio futuro: “Hoje o governo ter um indĂ­gena cuidando da polĂ­tica indigenista depois de 500 anos seria um marco na polĂ­tica para o setor. Estamos no nosso objetivo para lutarmos pelos nosso futuro”.
Close Menu