O governador Carlos Massa Ratinho Junior e seu secretário de educação, Renato Feder, estão dando um golpe nas instituições de ensino de todo o estado, agindo de forma autoritária, afastando diretores eleitos democraticamente.
A regra aponta que, para afastar um diretor eleito democraticamente pela comunidade, a ação teria que partir de quem os elegeu, e não de quem ocupa os Núcleos Regionais da Educação. Se houve motivos para o afastamento de alguns diretores, Comunidade Escolar deveria ser informada e participar dessa decisão.
Essa ação é um duro golpe a democracia e deve ser denunciado nas instâncias judiciarias, levando Carlos Massa Ratinho Junior e seu capitão do mato, Renato Feder, aos bancos de réus, para responder pelos crimes praticados contra a educação paranaense. O governador deveria tratar com zelo o processo educacional, já que precisou da escola para aprender a ler e a escrever.
Tal fato parece estar relacionado a forma como os gestores tem agido em relação ao cumprimento das ordens, onde, questionar as ações impostas pela SEED pode ser o principal motivo para destituir um diretor eleito democraticamente, já que quem os elegeu não teve acesso aos reais motivos para tal ação.
Não respeitar a escolha da Comunidade Escolar, representado pelo Conselho Escolar, que é o órgão máximo dentro de uma escola, é um caso grave e mostra o quanto a dupla é incoerente e autoritária, ja que quer escolher seus próprios gestores.
A função do conselho escolar está publicada no site da SEED-PR.
Social