Os resultados preliminares da eleição presidencial dos Estados Unidos apontam para uma disputa muito mais apertada do que sugeriam as pesquisas às vésperas da votação. O nome do vencedor pode levar dias para ser anunciado, mas Donald Trump afirmou no início da madrugada ter ganhado a eleição antes de contados todos os votos.
Trump falou às 2h20, e suas declarações bombásticas vão dominar o noticiário nesta quarta-feira. O presidente dos Estados Unidos, falando da Casa Branca, ignorou o fato de que a contagem dos votos ainda não terminou e proclamou-se vitorioso.
“Isso é fraude. É uma vergonha para o nosso país. Estávamos prontos para ganhar a eleição, e, francamente, ganhamos”, afirmou Trump. “Vamos para a Suprema Corte. Queremos que a votação pare. Não queremos que encontrem votos às 4h. É um momento muito triste.”
Num discurso curto e desconexo, Trump pareceu sugerir que novos votos estariam sendo incluídos na contagem. Na realidade, a demora no anúncio dos resultados tem a ver com a enorme quantidade de votos enviados pelo correio.
Cerca de uma hora antes, Joe Biden havia feito seu discurso, afirmando esperar o resultado das urnas.
Social