O deputado estadual Cobra RepĂłrter (PSD), que Ă© o presidente da ComissĂŁo de Defesa da Criança, do Adolescente, do Idoso e da Pessoa com DeficiĂȘncia (Criai) na Assembleia Legislativa do ParanĂĄ (Alep), destacou, nesta quinta-feira (22), que o Governo do Estado reforçou a atenção ao idoso em 15 municĂpios de diversas regiĂ”es do ParanĂĄ com a construção ou reforma de Centros de ConvivĂȘncia da Terceira Idade.
“Entre os municĂpios beneficiados estĂŁo LeĂłpolis e Miraselva! O Estado busca criar condiçÔes para que a gestĂŁo pĂșblica dĂȘ suporte Ă população com mais de 60 anos. Em quatro dĂ©cadas, o ParanĂĄ passou de 376.813 idosos para 1.712.479 em 2019, um nĂșmero 4 vezes e meia maior e as projeçÔes indicam aumento contĂnuo. Hoje, de cada 10 paranaenses, 1,5 tem mais de 60 anos. A previsĂŁo Ă© que em 2050, trĂȘs de cada 10 paranaenses sejam idosos”, destacou o deputado Cobra RepĂłrter.
Segundo o Governo do Estado, os projetos estĂŁo em diversas fases de execução – seis jĂĄ foram concluĂdos e entregues; um recebeu autorização para licitação; um estĂĄ com a construtora jĂĄ contratada; e um com as mediçÔes encerradas (Ășltima etapa de conferĂȘncia da obra fĂsica). Os Centros de ConvivĂȘncia estĂŁo entre as obras que podem ser executados com o apoio do Governo do Estado.
As obras foram viabilizadas com recursos liberados pela secretaria estadual do Desenvolvimento Urbano (Sedu), com anålise e acompanhamento do Serviço Social AutÎnomo (Paranacidade). Os investimentos somam R$ 7,8 milhÔes do Tesouro do Estado, operaçÔes de crédito e com contrapartidas municipais.
“O atendimento Ă terceira idade Ă© uma das polĂticas estabelecidas como prioritĂĄrias pelo governador Ratinho Junior e os Centros de ConvivĂȘncia estĂŁo entre as principais açÔes para promover a socialização e orientaçÔes sobre saĂșde, alimentação e a necessidade de lazer”, enfatizou o secretĂĄrio do Desenvolvimento Urbano, JoĂŁo Carlos Ortega.
Social