O governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Jr., visitou junto ao prefeito Ulisses Maia, candidato à reeleição, algumas obras em andamento em Maringá. Ao longo do dia, a comitiva passou pelo Parque de TI da cidade, pelo Hospital da Criança, que tem seu cronograma bastante adiantado, e também um complexo hospitalar particular em fase inicial de construção.
Enquanto conferia de perto a realização dos projetos, o governador avaliou a importância do setor de tecnologia para a economia do estado. “Estamos criando um ecossistema ligando 16 parques tecnológicos no Paraná. Maringá já tem tradição em prestação de serviços e colabora para a ampla oferta de vagas nesse segmento.”
Atualmente, de acordo com Ratinho Jr., o Paraná tem 12 mil vagas de trabalho para programadores. Também os salários oferecidos por esse segmento são bastante convidativos, sendo que, em alguns casos, eles passam de R$ 10 mil. Nesse sentido, uma lei tributária voltada aos empreendedores contribui para o desenvolvimento do setor.
Assim como na geração de empregos, as empresas de tecnologia paranaenses e, em especial, as de Maringá, apresentam um grande potencial de inovação em áreas como o e-commerce. Ainda segundo o governador, o Parque de TI da cidade será um dos três maiores do Paraná. O objetivo é atrair investimentos de todas as regiões do país.
Setor de tecnologia é fundamental para a economia de Maringá
Uma estimativa feita por meio de dados da Seide e da Software by Maringá calcula que a região de Maringá tenha cerca de 400 empresas de TI. Por sua vez, essas empresas empregam mais de 4 mil pessoas e, hoje, há em torno de 600 vagas à disposição.
Assim que o Parque de TI começar a operar, a expectativa é de que ali sejam gerados ao menos 3 mil vagas de emprego. Depois, em uma segunda etapa, o parque será expandido e deve gerar mais 2 mil empregos.
Ainda nesta quinta-feira, pouco antes do encontro com o governador, empresários do setor estavam assinando contratos com a Prefeitura, referentes ao edital de Inovação 2020. Inicialmente o edital recebeu 59 ideias de projeto, mas aprovou um total de 33. Dessa forma a Prefeitura espera fomentar negócios e estimular a criação de soluções criativas para a sociedade.
Ainda que se considerem apenas os noves meses iniciais de 2020, os resultados são impressionantes. Segundo a Secretaria de Fazenda, nesse período as empresas de Tecnologia de Informação (TI) arrecadaram mais de R$ 10 milhões em Imposto Sobre Serviços (ISS) em Maringá.
Também em Maringá, governador elogia trabalho da Saúde
Além do setor de tecnologia, o governador aproveitou a visita para enaltecer os investimentos realizados por Ulisses Maia na área da Saúde. Durante os últimos quatro anos, o prefeito viabilizou a construção de novos hospitais, formou mão-de-obra e garantiu uma estrutura capaz de atender a toda a região.
Por fim, a postura da Prefeitura no combate ao novo coronavírus não deixou de ser destacada por Ratinho Jr. Graças à atuação de Maia, Maringá contribuiu para que o Paraná fosse um dos estados com melhor prevenção à Covid-19. “Queremos preservar vidas no Paraná. Melhoramos a estrutura de Saúde, abrimos novas UTI´s, como aqui em Maringá, o que ajudou a diminuir riscos no estado“, disse.
Também estiveram presentes os deputados estaduais Do Carmo (PSL), Evandro Araújo (PSC) e Jonas Guimarães (PSB), além de secretários estaduais e municipais e políticos da região.
Social