Ad Code

Responsive Advertisement

Protocolos de higiene da UPA Zona Norte asseguram medidas de prevenção


Os protocolos de higiene da UPA Zona Norte, exclusiva para pacientes que apresentem sintomas compatíveis ao coronavírus, são realizados a cada atendimento na área de triagem e consultório médico com a desinfetação do ambiente e equipamentos médicos. A constante troca de luvas, máscaras e aventais pelos trabalhadores de saúde também fazem parte das rígidas normas para garantir a segurança de profissionais e pacientes. 

Bancadas, portas, fechaduras e chão são desinfectados frequentemente. A cada 6 horas a sala de coleta de Swab, onde recolhe amostras respiratórias dos suspeitos, é lavada para garantir a eliminação do vírus. A higienização também é permanente nas alas de enfermaria, com a troca da vestimenta do profissional de saúde sempre que entra em contato com o positivado. Na recepção, cadeiras foram intercaladas para manter o distanciamento entre pessoas. 

Desde do dia 18 de março, quando a unidade tornou-se específica para atendimentos de pacientes com suspeitas de coronavírus - até 24 de junho -  foram realizados 6061 atendimentos, incluindo o Pronto Atendimento à Criança (PAC). 

O Secretário de Saúde, Jair Biatto, explica que tornar a unidade exclusiva para coronavírus faz parte das estratégias da saúde para separar o atendimento de pacientes com suspeita de Covid-19 com outras enfermidades. “Justamente por isso é importante que a pessoa vá na UPA Zona Norte apenas quando sentir sintomas respiratórios agudos, mais febre alta, tosse seca ou falta de ar”, afirma.

Os atendimentos de urgência e emergência clínica ou cirúrgica como dor de cabeça, diarreia, vômito, dores no peito e dores musculares são realizados nas 4 unidades transformadas em UPAS 24 horas: Mandacaru, Pinheiros, Policlínica Zona Sul e Quebec.
Close Menu