O Projeto de acolhida aos Imigrantes/Refugiados de Sarandi, que foi idealizado em 2017 tem por objetivo ensinar o idioma português a todos os imigrantes, que procuram a nossa cidade para recomeçarem a vida.
“Nós decidimos montar esse projeto para melhorar a comunicação dessas pessoas. Também estamos ampliando nossos planejamentos e dentro de alguns dias trabalharemos um quadro de formação e capacitação de enfermeiros entre os profissionais da saúde para atender os imigrantes com mais precisão”, explica a Coordenadora do projeto, Elena Maria.
Hoje o projeto conta com um Comitê voltado aos imigrantes, onde são atendidas cerca de 150 famÃlias, entre Haitianos, Venezuelanos, Dominicanos entre outros. Destes 80 alunos cursam as aulas de lÃngua portuguesa em 3 modalidades (iniciante, intermediária e avançada), além é claro da educação infantil.
As aulas acontecem todos os domingos, das 15h ás 17h, na PROMEC (Proteção ao Menor Carente) de Sarandi, localizado na Rua Jaçana, 941.
Prêmio:
No ano passado, a Prefeitura de Sarandi foi indicada ao Prêmio Gestor Público Paraná, das três indicações o municÃpio recebeu um prêmio pelo Projeto de Acolhimento aos Imigrantes/Refugiados de Sarandi. A premiação aconteceu na ALEP (Assembleia Legislativa do Paraná).
O Prefeito Walter Volpato se mostrou feliz ao receber a informação sobre o prêmio. “É com muita alegria que recebemos esse prêmio, pois simboliza que as atividades que o municÃpio vem exercendo são de valores sociais e estão agregando aos refugiados atendidos pelo projeto.” concluiu o Prefeito.
Diante deste contexto, o municÃpio visa trabalhar a polÃtica de acolhida, oferecendo condições dignas (como acesso à saúde e educação) e afetivas.
A premiação teve por finalidade, valorizar e reconhecer os municÃpios que mais investem no desenvolvimento e na promoção do cidadão.
Parceiros:
Além da acolhida da Prefeitura com suporte e material didático, o projeto possui parcerias com as igrejas católicas (Paróquia Nossa Senhora das Graças e Paróquia São Paulo Apóstolo), ARAS Cáritas de Maringá, PROMEC, Comitê dos Imigrantes de Sarandi, Gabinete de Relações Comunitárias (GRC) e professores voluntários.
Social