Ad Code

Responsive Advertisement

A cultura do toma lá dá cá


Alguns atuais vereadores e visando a reeleição do Brasil, e principalmente aqueles que já estão pensando em ganhar os votos dos eleitores,   já compraram nas livrarias uma agenda-política-personalizada, para anotar os nomes dos eleitores de telefone, email, endereço, nome completo de familiares, igrejas, time de futebol, marca de cerveja, locais de futebol de pelada nos finais de semana, jogo de baralho e churrascada. 

Faz parte do toma-la-dá-cá, é por essas e outras que a região precisa melhorar na  saúde, meio ambiente, infraestrutura, lazer, segurança, geração de emprego, acima de tudo e de respeito no meio político. 

Infelizmente, esse tipo faz parte de um ano antes e durante as eleições. A maioria dos eleitores não sabe, não quer saber e nem imagina e nem procurou saber, o que é e qual a função de um vereador. 

Para você que é eleitor, que tem interesse em ter simpatia por algum que gostaria de ser vereador ou até você mesmo gostaria de ser vereadora ser vereador. 

Infelizmente, tem muitos que nem querem saber a respeito de quem vai votar e ser votado. 

Por essas e outras, é que vamos dar umas dicas ao eleitor que deseja ser votar e justamente a aqueles que querem ser candidatos a vereadores.

O vereador é um agente político, eleito para sua função pelo voto direto e secreto da população. Ele trabalha no Poder Legislativo da esfera municipal da federação brasileira. 

Assim, o vereador tem um papel equivalente ao que deputados e senadores têm nas esferas mais amplas (Estados e União).

Como integrante do Poder Legislativo municipal, o vereador tem como função primordial representar os interesses da população perante o poder público.

 Esse é (ou pelo menos deveria ser) o objetivo final de uma pessoa escolhida como representante do povo.

Pode-se dizer que a atividade mais importante do dia a dia de um vereador é legislar.

 Isso significa tomar todas as ações relacionadas ao tratamento do corpo de leis que regem as ações do poder público e as relações sociais no município.

Dessa forma, podemos citar como ações típicas ao alcance de um vereador criar, extinguir e emendar leis, da maneira que ele julgar que seja mais adequada ao interesse público. 

Mas atenção, o mandato de um vereador é restrito à esfera municipal, portanto, faz todo sentido que as leis deliberadas, criadas, emendadas ou extintas por eles tenham efeitos exclusivos para os municípios a que eles pertencem.

Essa é a primeira pegadinha importante: não adianta um vereador prometer que vai mudar leis que não sejam do âmbito do município. 

Ele simplesmente não terá competência para tratar sobre assuntos que digam respeito a mais de uma cidade, a um estado, ou mesmo ao país inteiro.
Close Menu