Ad Code

Responsive Advertisement

Vereadores jovens tomam posse e iniciam legislatura que vai até 2020


A Escola Legislativa da Câmara de Maringá realizou a diplomação e posse da terceira legislatura do Programa Parlamento Jovem. A solenidade ocorreu na noite de terça-feira (25), no Plenário, quando 39 estudantes se tornaram vereadores jovens. 

O vereador Mário Verri e o prefeito Ulisses Maia participaram da diplomação e destacaram a relevância do projeto que busca promover a conscientização política dos jovens e também aproximá-los do Poder Legislativo municipal. 

“Como é bom ver a juventude engajada na política! Ao vê-los passou um filme na minha cabeça: lembrei das minhas ações no início da política. Acredito que o cidadão, desde pequeno, precisa se envolver com as questões políticas e sociais. Por isso, fui autor da lei que criou o projeto Vereador Mirim”, comentou Mário Verri.

O diretor da Escola Legislativa da Câmara de Maringá, Joaquim dos Santos, lembrou que os jovens já podem votar aos 16 anos e se candidatar com 18. Portanto, ter conhecimento na área política é auxílio vital para um bom exercício democrático.

“Enquanto os participantes aprendem o papel do Legislativo na administração pública, também ganham voz, pois todas as matérias aprovadas em plenário são encaminhadas ao Executivo e aos vereadores adultos”, disse Joaquim dos Santos.

Essa legislatura que se inicia tem reuniões programadas até março de 2020, sempre nas terceiras terças-feiras do mês, às 19 horas, no Plenário Ulisses Bruder. Estudantes maringaenses do Ensino Médio podem participar gratuitamente do Parlamento Jovem. As inscrições para nova edição serão em março do ano que vem.

A Escola Legislativa tem comemorado um número cada vez maior de estudantes que demonstram interesse em participar do Parlamento Jovem. Sinal de que poderemos ter em breve bons representantes na área política do município. 

“Envolve a construção do consenso e o exercício da democracia. Através do voto eles decidiram várias questões de formatação dessa edição do Programa, como o aumento do número de sessões, as pautas, os temas para debate, o modo de condução das sessões”, afirmou o diretor.



Close Menu