Ad Code

Responsive Advertisement

Dê sugestões para o orçamento municipal de 2020


A Prefeitura de Maringá disponibiliza um questionário online (www.maringa.pr.gov.br) para o cidadão indicar as prioridades do orçamento municipal de 2020. A comunidade poderá contribuir com sugestões para aplicação de recursos em obras e demais ações na saúde, segurança, educação, mobilidade, assistência social, entre outras áreas.

Além dos itens já mencionados, o contribuinte poderá propor ações e melhorias nas áreas de habitação, serviços públicos, saneamento, meio ambiente, esporte e lazer ou qualquer solicitação de interesse público. Para responder o questionário, que pode ser finalizado em poucos minutos, basta inserir apenas nome e bairro.

Além do questionário a comunidade pode participar das Assembleias de Planejamento e Gestão Territorial (APGTs) a serem realizadas entre os dias 17 a 25 de junho (veja a programação ao final do texto). As assembleias são regionalizadas (saiba em qual região pertence seu bairro no arquivo anexo).

As sugestões auxiliam na construção de diretrizes orçamentárias para o ano de 2020 com a proposta de Lei Orçamentária Anual (LOA) a ser votada na Câmara de Vereadores.

O presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento, Edson Cardoso, explica que as assembleias possibilitam uma melhor atuação do poder público por ouvir diretamente da comunidade do bairro suas demandas. “Junto com o questionário eletrônico as assembleias apresentam as prioridades e mostram o caminho que a administração municipal deve seguir de forma transparente e democrática”, enfatiza.

Para a secretária de Planejamento, Bruna Barbosa Barroca, a participação das assembleias é mais que uma exigência legal. “A comunidade deve entender que seu bairro também é sua casa. Ela precisa se manifestar e ser ouvida para a tomada de decisões dos gestores públicos”, destaca.

Em 2018, a Segurança Pública ficou em primeiro lugar entre as prioridades definidas, com 47% dos pedidos incidindo sobre reforço, ampliação e melhoria no policiamento. Na proposta da Lei Orçamentária Anual para o exercício 2019, definiu-se investimento de 29 % para Segurança de um orçamento à época de R$ 1,575 bilhão. A Saúde - consultas e exames especializados - a segunda mais apontada entre as prioridades, com 17% do orçamento, seguida de Assistência Social - criança e adolescente (9%).

Datas das Assembleias de Planejamento e Gestão Territorial (APGTs)

Segunda (17/6), às 19h30
UTP 1: Escola Municipal Dr. Osvaldo Cruz (Rua Otávio Periotto, 166 – Centro)

Terça (18/6), às 19h30
UTP 2: Quadra de Esporte da Escola Municipal Gabriel Sampaio (Avenida Tuiuti, esquina com a Rua Me. Mônica Maria, Conjunto Lea Leal)

Quarta (19/6), às 19h30
UTP 3: Casa da Cultura Alcídio Regini (Avenida Sophia Rasgulaeff, 693 – Jardim Alvorada)

Segunda (24/6), 19 horas
UTP 4: Escola Municipal Pioneira Jesuína de Jesus Freitas (Rua Flausina Francisca de Souza, 290, Vila Santa Izabel)

Terça (25/6), às 19h30
UTP 5: Escola Municipal Padre Pedro Ryo Tanaka (Avenida Cerro Azul, 2108, esquina com a Rua Maria Gaspar P. Moleirinho, Jardim Novo, Horizonte III)
Close Menu