A manhã fria de sábado, 11, não impediu que dona Diva Souza Fernandes, 79 anos, participasse da segunda edição do ‘City Tour’ - passeio, gratuito, pelas capelas históricas de Maringá. Acompanhada pelos filhos Débora Regina Fernandes, 55, Jabismar Antônio Fernandes, 60, e Maria Angélica Fernandes, 54, a aposentada teve boas lembranças durante o roteiro turístico. A partida foi às 8h30 na Praça da Catedral.
Natural de São Paulo, Diva chegou a Maringá em 1946. Foram 22 anos morando no Maringá Velho, 31 no conjunto Branca Vieira e agora no entorno da avenida Cerro Azul. Ao chegar na Capela Santa Cruz, Diva lembrou de datas simbólicas. “O batizado e a primeira comunhão do Jabismar foram aqui”, disse sorrindo.
Quando pequenos, Jabismar e Angélica foram diagnosticados com complicações ligadas a microcefalia (doença causada por problema genérico) e sempre contaram com a presença e cuidados da mãe e da irmã mais velha, Débora. Juntos, a família chamou a atenção pelo amor, união e alegria. Além da família Fernandes, outras 20 pessoas também participaram do tour.
A Capela Nossa Senhora Aparecida (Gleba Sarandi) foi a segunda do roteiro de visita. Construída pela comunidade local entre os anos de 1950 e 1953, a estrutura conta com Peroba Rosa, espécie de madeira encontrada no Norte Paraná. A última capela foi a São Bonifácio (Gleba Pinguim), primeira edificação da religião católica em Maringá, construída também em madeira no complexo rural Fazenda São Bonifácio. O passeio terminou comalmoço rural preparado pela Associação da Família de Schoenstatt, ao lado da Capela São Bonifácio.
Os 30 lugares para o terceiro city tour, previsto para o próximo sábado, 18, já estão preenchidos, devido ao cancelamento do dia 4. Interessados em participar do circuito no dia 25 de agosto devem fazer a inscrição no link https://goo.gl/forms/X8B7c5HXkT3PwhZ23. A ação é promovida pela Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Cultura (Semuc).
Social