Os espetáculos do 8º Festival de Bonecos de Maringá (Festebom) lotaram os espaços culturais nos dois primeiros dias de evento e a expectativa para os próximos dias é alta. O festival segue até o domingo, 19, com apresentações que reforçam a tradição do teatro de animação no município. O evento é realizado pela Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Cultura (Semuc).
As apresentações seguem em teatros, bibliotecas e parques de Maringá e dos distritos de Floriano e Iguatemi. São 13 companhia envolvidas, com artistas oriundos de Maringá, São Paulo, Porto Alegre, Curitiba e Londrina.
Nesta quinta, 16, Geovana e Mateus, alunos da Apae de Maringá, demonstraram expectativa antes do espetáculo "A menina e o Lampião", encenado pelos curitibanos Cia Filhos da Lua, no Teatro Barracão. Integrantes da turma de 24 alunos, os dois tiveram a oportunidade de visitar pela primeira vez o teatro e conferir uma apresentação deste formato. "Será muito legal", comentou Geovana, ansiosa com o início do espetáculo.
Moradora da Zona 4, Elizângela levou os filhos Rafael, 5, e Gabriel, 11, para apreciar a história da boneca Mirandolina, uma menina que tem medo de escuro, e seu parceiro, bom de história, Lampião. "Sempre acompanhei as peças do Festebom. É uma boa oportunidade para experimentar outros tipos de arte", disse a mãe.
Inserido no calendário oficial do município desde 2009, por meio da Lei nº 8.328, o Festebom destaca a tradição dos bonequeiros de Maringá anualmente. Nesta edição, a programação foi divida em duas fases, com atividades em formato de oficinas e peças. O objetivo é viabilizar o intercâmbio cultural entre artistas e público geral.
"Os espetáculos acontecem em horários alternativos e espaços descentralizados. É um evento bastante tradicional e a gente vê uma boa resposta do público. O sucesso é atribuído ao envolvimento de muitos grupos de bonequeiros da cidade e à temática infantil, que faz com que muitas crianças compareçam nos teatros", destaca o secretário de Cultura, Miguel Fernando.
Saiba Mais
A programação completa pode ser conferida em anexo.
Secretário de Cultura - Miguel Fernando 44 3218-6116
A programação completa pode ser conferida em anexo.
Secretário de Cultura - Miguel Fernando 44 3218-6116
Social