No primeiro trimestre de 2017, foram protocolados cerca de 21 mil pedidos na Ouvidoria Municipal. No mesmo período deste ano, foram registradas mais de 23 mil. O diretor de Ouvidoria, Marcos Boggo, avalia esse aumento de protocolos de forma positiva. “Significa que o cidadão está mais confiante na gestão”, acredita.
Existem diversos canais de entrada para que o cidadão faça os pedidos e reclamações, como o telefone 156 ou presencialmente na sala da ouvidoria no térreo do Paço Municipal, das 8 às 17 horas. Além disso, a opção online pelo site: geoproc.maringa.pr.gov.br:8081/sistema156/ ou o aplicativo gratuito “Colab.re” que funcionam 24 horas.
Todos esses meios de acesso geram protocolo com informações sobre o pedido, que são encaminhados às secretarias e setores responsáveis. Em cada secretaria há um servidor para receber e analisar o protocolo, indicando o andamento da situação. Enquanto isso, o contribuinte pode acompanhar todo o andamento pelo site, na ferramenta “consultar protocolo”, ou pelo telefone com algumas das atendentes.
O site é aberto para elogios, sugestões e denúncias. Sobre o aplicativo, Marcos Boggo explica que o Colab.re funciona como rede social. Os usuários realizam as reclamações de forma pública e outros usuários podem comentar e compartilhar. A partir da publicação, é feito protocolo para resolução da situação.
A ouvidoria não é responsável por resolver ou solucionar as denúncias, e sim acompanhá-las e cobrá-las. Serve como ponte para direcionar os pedidos para os setores específicos. Em média, são feitos 400 protocolos por dia. Além de aproximadamente 11 mil ligações, muitas para orientar e informar o cidadão.
Durante todo o ano de 2017, foram registrados mais de 78 mil protocolos. Aproximadamente 85% foram resolvidos e o restante está em andamento. Somando os pedidos restantes do ano passado e deste ano, há 6. 981 protocolos para serem concluídos.
Social